15 março 2009

INDÚSTRIA DA EDUCAÇÃO???

UNIVERSIDADES ou INDÚSTRIA DA EDUCAÇÃO...

Uma indústria que tem dado muito certo e se matem em plena expansão! Mesmo considerando o índice de inadimplência, o negócio é certamente lucrativo! Todos os anos inúmeras Universidades e Faculdades "desovam" um grande volume de bacharelados e... o que fazer? O mercado de Trabalho tem vaga para todo esse contingente? Quais empresas irão absorvê-los? Onde tentar a sorte? Programas de Trainees? Ir para o exterior?? Fazer uma especialiazação?

Qual sua opinião? Você já esteve diante deste dilema?

RECÉM FORMADO...

O recém formado está de fato preparado para competir no mercado de trabalho?
A formação acadêmica universitária está atualizada e a contento? As faculdades se preocupam e ensinam para os alunos a realidade exigida pelo mercado de trabalho? O aluno paga pelo seu curso ao longo dos anos de acordo com o ensino que recebe e merece? Todas essas questões são para você responder!


O que é que precisa mudar?

AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO TEM CUMPRIDO SEU PAPEL DE EDUCADORA COM OS CRITÉRIOS NECESSÁRIOS OU É MAIS UM COMÉRCIO RENTÁVEL?

O tema é polêmico e extenso, mas vale a pena participar deste quadro. Nós temos muito a argumentar, mas queremos a sua participação para juntos externarmos a nossa opinião e também sugestões de melhorias. Apenas criticar é muito fácil!

Mais importante que criticar e encontrar a solução... Por isso, precisamos da sua ajuda com a sua participação para solução de tantas questões!

TROTE DAS UNIVERSIDADES...

Trotes violentos tornaram-se uma brutal realidade! Como entender este tipo de barbaridade dentro das Instituições de Ensino??

Que educação é essa? Isso não é Educação, é pura Ignorância! Como pode alunos veteramos permanecer tão ignorantes? Concluímos que nada aprenderam e deveriam retornar para a Escola primária! E quanto a Universidade e seu papel de Educadora, o que ela pode fazer que ainda não fez? E as nossas Leis, cadê as nossas Leis? Inúmeros calouros já morreram ou ficaram com graves sequelas! A culpa é de quem? Dos alunos veteranos, da direção das Universidades, ou do sistema judiciário?

Cada um deles tem a sua parcela de culpa, mas cabe aos nossos governantes criar uma Lei de penalidade severa, onde o TROTE VIOLENTO SE TORNE CRIME, juntamente com aplicativos punitivos rigorosos! E que se cumpra a Lei com rigor, não ficando apenas no papel. O dizer disso?

Devemos sim, estimular o TROTE SOLIDÁRIO... que gere benefício para nossa sociedade, como doação de sangue, arrecadação e entrega de alimentos nas comunidades carentes e ONGs. Preservação da natureza com plantio de árvores, um dia de trabalho na limpeza de praças públicas e rios. Cuidados com animais abandonados, etc... Enfim, há tanta coisa boa e necessária para o calouro fazer e marcar com chave de ouro o seu ingresso no terceiro grau, transformando ainda mais esse seu momento de alegria em orgulho pela prática do bem. O trote violento é uma extrema ignorância que precisa ser extinta!

QUALIDADE DE ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA...

Escola Pública de Formação Primária, Fundamental e Ensino Médio. Lamentavelmente há muitos anos a qualidade do ensino dessas formações vem decaindo cada vez mais. Nenhum aluno da rede pública de ensino tem orgulho de dizer que estuda em escola pública. De fato esses adolescentes, alunos dessa rede pública terminam o ensino médio totalmente leigos, salvo algumas exceções!


A caligrafia é ruim, muitas ilegíveis, possuem leitura, escrita e conhecimentos de português, matemática e conhecimentos gerais... também existe a questão do incentivo a "não-repetência", não é? O negócio é para o aluno passar, pois a fila tem que andar, é isso? E o depois? Torna-se complicado conseguir emprego dessa forma e quais são as Faculdades/Universidades que vão absorvê-los? Em quais vestibulares esses alunos vão passar? E agora?

Existe ou não a necessidade daquelas Faculdades/Universidades, as chamadas de 4ª linhas em diante? Mas, ao mesmo tempo não seria dar prosseguimento no erro? Onde chegaremos assim?

Visto também o nível dos professores de baixa qualificação na rede pública, que não reúnem o mínimo de conhecimento necessário e em alguns casos os alunos apresentam maior grau de conhecimento que esses chamados educadores. Recentemente a Secretaria da Educação submeteu seus professores a uma prova de conhecimentos gerais e o resultado foi extremamente insatisfatório! Mais de 60% dos professores zeraram e os que acertaram alguma coisa foi de índice muito abaixo do mínimo necessário. Isso é inadmissível!!!!!!!!
Só não foram demitidos por falta de professores a altura, estrutura, tramite demissional e demissional, tempo, comprometimento do ano letivo, etc... O que fazer para resolver tremendo absurdo?

Falaram em TreinamentoS... E você o que pensa sobre isso?

Um comentário:

  1. Adoro esse tema!
    Porque infelizmente escolhi uma faculdade que se enquadra como "industria da educação", eu sempre falei que parecia um comércio, que qualquer pessoa pode entrar, paga e vai embora! Mas essa de indústria foi excelente!
    O que não é excelente é o ensino não é!? vamos combinar esse monte de UNI...não sei o que (porque todas tem as siglas parecidas) não tem "a qualidade de ensino" que o mercado exige.E isso fica muito claro em uma entrevista de emprego, se você é a faculdade A ou B você passa no processo, se você é das UNI's você não passa.É visível!!
    Eles se preocupam muito com os números, "temos não sei quantos alunos..." se preocupam com campis "temos campi em SP e interior, RJ, MG..."Eles se preocupam se você vai pagar a faculdade "prefira dever um agiota do que uma faculdade dessas UNI's...

    ResponderExcluir