14 março 2009

ANOS 90...

REENGENHARIA... Que fenômeno era esse?
O Brasil pega carona, pra variar, naquela de acreditar que o que é bom para a Europa e para os EUA é bom para o Brasil... Verdade ou mito? Será, será, será?????????


O Brasil copiou, mas copiou errado e a palavra reengenharia transformou-se na terrível palavra demissão... Ou melhor, não só na palavra, mas sim no ato de demitir.


DEMISSÃO...

Palavra assustadora em qualquer canto do planeta, principalmente neste momento de "crise global". Infelizmente a palavra Reengenharia não fora utilizada para a reformulação ou reestruturação nas empresas, na sua “essência” do uso da palavra.

Não eram analisados devidamente a capacidade produtiva das empresas e seus profissionais, bem como sua força de trabalho, métodos, processos, diretrizes, formas, plano administrativo, atingimento de metas, onde queria se chegar, e até mesmo qual era seu objetivo principal, foco na sua atividade fim, etc.

Muitas empresas meteram os pés pelas mãos orientadas indevidamente por consultorias e consultores e mais e mais demissões aconteciam em massa! Trocaram profissionais mais velhos pelos mais novos. Consideravam o velho ultrapassado sem atentar-se pelo fator experiência e nos fatores necessidade de investimento em reciclagem e treinamento.

EQUÍVOCO QUE TEVE SEU PREÇO...

Lembram da montadora Auto Latina? Da era Itamar, na construção da segunda versão do fusca? ... pois é, os novos profissionais da época não conseguiam cumprir a tarefa e a Auto Latina teve que dar o braço a torcer e recontratou ex-funcionários... Isso mesmo, aqueles mesmo da velha-guarda, considerados “ultrapassados”. A mescla e o equilíbrio de profissionais antigos e novos não fora valorizado!

CONSULTORIAS e CONSULTORES AUTÔNOMOS...

Quantas Consultorias e Consultores Independentes enxergou logo um enorme nicho de mercado e foram com muita sede a campo e ganharam muito dinheiro com a Reengenharia.

REENGENHARIA...

Era essa a palavra de ordem daquela época... Puro modismo, adotado no Brasil com baixo domínio ou propriedade! Havia consultorias que estavam bem preparadas, ricas em conhecimento e que conseguiram mesmo ajudar as empresas, mas... muitas Consultorias e Consultores charlatões, meia-bocas, de más condutas e explorativas também tiveram muito espaço!

Muitas dessas contribuíram para levar muitas empresas ao vinagre! Passando a febre da Reengenharia, logo veio a febre da galopante Capacitação Profissional. Mas agora lhe pergunto... Qual é a palavra de ordem de hoje que substituiu a palavra reengenharia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário