14 março 2009

MERCADO DE TRABALHO...

QUEM É QUE VAI RESOLVER ESSE MARANHADO DA ALTA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL?

Como e onde encaixar os profissionais extramente qualificados??? Onde, onde, onde mesmo? Não tem outro jeito... Eles ficarão do lado de fora!!!!!!!!!! Que maldade... Isso não é justo! Mas o que é justo? Ele é perfeito, saberá se virar! E você, o que acha disso tudo?

DESQUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL...

É também sem dúvidas um agravante! E é o outro lado da extremidade da moeda... O mercado de trabalho de Empregados e Desempregados está repleto de Profissionais Desqualificados... gente analfabeta de informática, gente que não saber se comunicar, pronúncia e escrita caótica da nossa língua, sem capacitação para redigir uma redação, sem conhecimento básico para realização de testes de português, matemática e ausência de aprimoramento nas suas áreas de atuação e por aí vai...
Esses então estão fadados ao fim, ao caos, não é... ou você tem outra opinião?

ESTAGIÁRIO...

Tem também quem o chame de "estagnário", mas é pura maldade! Muitas empresas de fato oferecem boas condições de estágio e a possibilidade de crescimento profissional e ascensão de carreira. O estágio é uma experiência fundamental para se profissionalizar e ingressar no mercado de trabalho, muito exigente e competitivo.

O que as empresas esperam e buscam num estagiário? Embora queiram contratar estagiários, muitas empresas esperam receber um "estagiário-profissional" que de fato saiba fazer todo trabalho. Mas também tem aquelas que possuem um bom Programa e preferem ensinar, investir e prepará-lo para um plano de carreira interno.

Infelizmente o estagiário é quase sempre despreparado, desde apresentação pessoal, postura, comportamentos, atitudes à conhecimentos técnicos. Ele chega em seu 1º estágio zerado!!! Só uma minoria chega ao mercado de trabalho marcando presença!
E o que é que o Estagiário espera e busca das empresas? Nem queiram saber... O tema é pano para a operação de uma tecelagem ou até mesmo para um bom livro!

E VOCÊ, O QUE TEM A DIZER?

Um comentário:

  1. Caras amigas, quero dar meu "pitaco" neste assunto.
    Realmente há esses antagonismos na nossa realidade, sem contar aqueles que, como eu (sem falsa modéstia), apesar de terem uma qualificação razoável e grande experiência, tem dificuldade em encontrar nova colocação no mercado formal de trabalho em razão da idade (acima dos 40 anos).
    Agora que estou "do outro lado do balcão", vejo como temos colegas arrogantes e pretenciosos.
    Pessoas que se dizem da área de RH, mas que no trato mais elementar do ser humano são figuras estranhas: ao chegar de manhã no trabalho não falam bom dia aos colegas, ou melhor, só falam bom dia aqueles que estão numa posição hierárquica superior a deles; fazem um processo de seleção e não dão o mínimo retorno aos candidatos...
    Aonde está o respeito ao próximo?
    Experiência não vale nada?

    ResponderExcluir