14 março 2009

MERCADO DE TRABALHO x PROFISSIONAIS

ESTABILIDADE PROFISSIONAL...

O que é isso??? Fique tranquilo, é coisa do passado! Ficar um longo tempo nas empresas era sinônimo de boa capacidade profissional, motivo de grande orgulho para o profissional e para a família que dizia de boca cheia quantos anos fulano trabalhava na empresa X ou Y. Você gostaria de viver na era da Estabilidade Profissional? Por que?


CAPACIDADE PROFISSIONAL???

No passado, nem sempre o fato de um profissional manter-se anos e anos numa mesma empresa era prova de capacidade profissional. Muitas vezes o sujeito aprendia errado e se mantinha operando errado por anos a fio, e mais... acomodado, desanimado, abestado, em puro devaneio, mas o mercado compreendia assim.

E hoje, diante de um mercado excasso de empregos e de milhares de profissionais bem qualificados, isso ainda é aceitável?

IDIOMAS???

Até 10 anos atrás falar mais de um idioma era uma qualificação diferenciada e com o decorrer dos anos, com a vinda de muitas multinacionais para o Brasil e com as habituais transações estrangeiras nos fizeram "incorporar" novas línguas.
De certa maneira, isso veio contribuir para nossa educação e cultura, mas por que o mercado de trabalho exige tanto a fluência em outros idiomas e no dia-a-dia, em muitos casos, mal fala-se o português, quanto mais inglês... espanhol...???

Um comentário:

  1. Olá!
    Parabéns pelo Blog; estarei sempre por aqui.
    Realmente os 3 temas são controversos.
    Não fui aprovado num processo de seleção porque não tenho fluência no idioma inglês, depois fiquei sabendo que o inglês seria usado 1 ou 2 vezes por ano.

    ResponderExcluir