18 março 2009

Currículo bem elaborado ajuda na conquista do emprego

Reportagem exibida no "Jornal Hoje" da Rede Globo, edição dia 16/03/2009.

Em meio à crise há setores se recuperando e contratando. E para conseguir uma vaga, é fundamental um bom currículo.

Comece o currículo pela sua identificação: Nome, endereço, telefone, e-mail. E um item fundamental: a idade. O segundo tópico é o objetivo: o que você está buscando. Pode ser uma vaga específica ou uma área em particular.

Em terceiro lugar, vêm as qualificações, a sua formação. Escreva em ordem cronológica, do ensino médio em diante. Cursos não terminados, mas que tenham relação com a vaga, podem aparecer nesta área. E não esqueça dos idiomas, detalhando o seu nível de conhecimento de cada um.

Agora, a parte mais importante, a sua experiência profissional: comece pelo trabalho mais recente e assim por diante, até o mais antigo. “Não basta somente mencionar o que realizou. Mas qual o resultado. Isso é fundamental!”, orienta Carlos Eduardo Oliveira, consultor de RH. Se as suas realizações forem muitas, selecione as mais importantes. Use três linhas para cada uma, no máximo cinco.

“Na entrevista eu vou entender como ele fez isso, que competência ele utilizou para fazer aquele resultado para a empresa”, diz o consultor. Você está buscando o primeiro emprego? Não tem experiência? Valorize então o segundo tópico, o objetivo. “Estou iniciando minha carreira no segmento tal, gostaria de ter uma oportunidade por causa disso, disso e disso... É o momento em que ele pode fazer a venda dele”, declara. Mas lembre-se: os adjetivos ficam de fora de um bom currículo. “Nunca se auto-rotular, se auto-adjetivar, isso é um erro crasso, não se deve cometer de forma alguma”, explica.

Termine com as "informações adicionais". Uma atividade de voluntariado, um intercâmbio no exterior, um curso complementar. “No meu currículo eu coloquei minhas experiências, trabalhei um tempo numa empresa, coloquei meu curso de teatro, to fazendo cursinho pré-vestibular e minhas características, mas ele só tem uma página”, conta Bruna Vieira, 18 anos. Isso não é problema, pelo contrário. Duas páginas são o limite. Ser conciso ajuda a despertar interesse.

Matéria na integra:

Um comentário:

  1. É verdade, o bom currículo ajuda mesmo, pelo menos na etapa inicial. Os problemas aumentam nas etapas posteriores. Exigem demais e oferecem muito pouco em troca e, mesmo assim a disputa é grande. Hoje conquistar um emprego por capacidade própria sem indicação está tão difícil, tanto quanto ganhar na loteria.

    ResponderExcluir