14 abril 2009

O que fazer se for demitido?

Por Pollyanna Melo – Portal Administradores

Como conquistar uma nova posição no mercado de trabalho em uma era sem emprego? Para responder esta pergunta, o presidente da Gutemberg Consultores, Gutemberg B. de Macedo, dá algumas orientações.


"Em primeiro lugar, controle o seu destino ou, então, alguém o fará de maneira perversa e egoísta. E, para isso, cada pessoa deve traçar o seu mapa de vida", diz ele. As pessoas não devem se impressionar com o mapa de seus pais, professores ou colegas e adotá-lo como alternativa para sua vida e carreira. "Quem o fizer, fatalmente acabará perdido no meio do caminho por mais rico em detalhes que ele possa ser, pois esse não era o seu mapa e não o levará ao seu destino", ressalta Gutemberg.

O consultor explica que de nada valerá um MBA, fluência em vários idiomas, pensar positivamente, ter exposição internacional ou experiência de trabalho em grandes empresas, se o profissional estiver com o mapa errado. Para configurar o seu próprio mapa, o profissional deve fazer seguintes perguntas: o que eu poderia fazer? (avaliação do mercado); o que eu posso fazer? (avaliação sobre você mesmo); o que eu quero fazer? (definição de seu verdadeiro objetivo de vida e carreira).

"Se você está desempregado, prepare-se permanentemente para o mercado, mantenha o bom humor, não permita que os seus pontos fortes se transformem em pontos fracos, antecipe-se para criar e aproveitar as oportunidades, seja flexível, invente o futuro em vez de redesenhar o passado, concentre-se nos seus objetivos, estabeleça prioridades, decida ser sempre positivo e controle suas atitudes", exemplifica o consultor.

Para gerenciar o período pósdemissão, o consultor Gutemberg B. de Macedo dá as seguintes dicas:

1)Coloque as suas emoções em ordem;
2)Busque apoio e compartilhe com a família os seus sentimentos;
3)Enxugue as suas despesas - 30% no mínimo;
4)Tenha clareza das coisas que você pode fazer bem, a fim de não transformar seus esforços num fracasso total.
5)Não crie a expectativa de encontrar empresa ou posição igual à anterior. Defina o que você pode fazer, usando a sua habilidade e experiência;
6)Evite rótulos ou títulos de representação. Você é um ser distinto;
7)Descubra o que o torna mais competitivo no mercado;
8)Ignore "o que o mercado oferece". Vá em busca daquilo que você realmente deseja em sua carreira;
9)Vá à procura de empresas que lhe ofereçam desafios e não apenas salário e benefícios;
10)Dedique, no mínimo, 40 horas por semana na busca de novo emprego;
11)Não espere se empregar no dia, semana ou mês seguinte à sua demissão.
12)Conduza-se elegantemente todas as vezes que sair de casa. Você nunca sabe de antemão com quem vai se encontrar;
13)Demonstre orgulho e satisfação ao falar sobre suas realizações e conhecimentos. Enfatize os resultados obtidos;
14)Pense positivamente. A busca de nova colocação jamais deve ser transformada em pesadelo;
15)Férias nem pensar. Esta não é a melhor hora.

Por isso, se você está nessa situação, mantenha-se calmo e focado. Além de fazer bem para você, trará mais chances de sucesso nas buscas por um novo emprego. "A demissão é uma benção divina. É a possibilidade que a natureza lhe dá para empreender e transformar sua vida pessoal, familiar e profissional de maneira diferente", finaliza o consultor Gutemberg de Macedo.

Como preparar um "kit emprego"

Dicas do consultor Gutemberg sobre como estar preparado para as próximas oportunidades de trabalho.

1)Escreva a sua história no curriculum vitae;
2)Divulgue a sua história na carta de apresentação;
3)Tenha ao menos três referências pessoais e profissionais, o seu capital mais valioso. Não precisa entregar junto ao curriculum e a carta de apresentação, mas mantenha em mãos caso o entrevistador solicite.
4)Elabore um pacote de remuneração, o seu valor econômico financeiro. Mas somente trate do assunto no final do processo seletivo.
5)Escreva uma carta de agradecimento, a expressão de seu nível de educação e civilidade. Jamais deixe de agradecer, mesmo que através de email, a oportunidade.

Um comentário:

  1. Como sempre, este blog posta excelentes notícias e dicas, parabéns!

    ResponderExcluir