24 abril 2009

Escolha o carro pelo consumo

Uno Mille é o primeiro de 31 modelos de cinco montadoras a serem etiquetados com informações sobre o consumo de combustível.

O primeiro carro brasileiro a receber a Etiqueta Veicular foi um Uno Mille Way Economy 1.0 Flex durante a cerimônia de apresentação da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) realizada na sede da Fiesp, em São Paulo. O veículo foi o que apresentou melhor desempenho em sua categoria.

A etiqueta veicular graduada de A a E, sendo A a mais econômica, é semelhante ao selo do Inmetro utilizado em eletrodomésticos. Ela indica o desempenho do carro em relação ao consumo de combustível, na estrada e na cidade.

O selo, uma parceria do Inmetro com a Petrobras, permite que o consumidor tenha informações antecipadas de consumo na hora de adquirir um automóvel, facilitando a escolha entre modelos mais econômicos e eficientes.

Fiat, Chevrolet, Honda, Kia e Volkswagen se inscreveram no programa e disponibilizarão as informações de consumo e eficiência energética de 31 modelos, sendo que 24 destes poderão sair das fábricas já etiquetados. A adesão de montadoras e importadoras ao programa é voluntária. Essas informações poderão ser consultadas na etiqueta, afixada opcionalmente pelos fabricantes nos vidros dos carros e os dados também estarão disponíveis na tabela publicada nos sites do Inmetro e do Conpet.

A certificação veicular, lançada em novembro de 2008 no Salão do Automóvel, em São Paulo, incluiu o Brasil na lista dos países preocupados com o uso racional de combustível, como Estados Unidos, Japão, Austrália, China, Canadá, Cingapura e países da União Européia. A experiência mundial mostra que programas desse tipo, voluntários ou não, induzem à fabricação de veículos mais eficientes, beneficiando o consumidor e o meio ambiente.

Leia mais sobre: Etiqueta Veicular

Nenhum comentário:

Postar um comentário